Jantares e provas de vinhos dão a conhecer néctaress de três produtores durienses
Cada Semana do Produtor no hotel Octant Douro culmina num evento à sexta-feira. O produtor da semana marca presença numa prova de vinhos gratuita, seguida de um jantar com um menu de degustação de seis momentos. A ementa está a cargo do chef Dárcio Henriques no restaurante Raiva.
A primeira semana, a terminar a 4 de dezembro, conta com a presença da Grandes Quintas. Momento para a apresentação dos vinhos Casa d’Arrochella. Distribuído por três quintas entre Vila Flor e Vila Nova de Foz Côa, a Casa d’Arrochella conta com cerca de 350 hectares, 85 dos quais de vinha. A casa integra-se numa nova geração de vinho e azeite da Região Demarcada do Douro, mantendo uma ligação secular ao Douro. Bernardo de Arrochella Alegria é o impulsionador deste projeto, que procura recuperar as ligações e a história da família à região do Douro. O jantar de pairing contará com a presença do enólogo Vasco Gomes.
A semana de 5 a 11 de dezembro é dedicada à Casa Ládano, situada na vila de Freixo de Espada-à-Cinta, aos ombros do rio Douro, “a vila mais manuelina de Portugal”. Os vinhos da Casa Ládano resultam de um processo de pouca intervenção e de fermentação espontânea. O jantar de pairing contará com a presença do enólogo Daniel Costa, um jovem enólogo e produtor pertencente à quarta geração de uma família produtora de vinhos na Região do Douro.
Na última semana de novembro, de 12 a 18 de dezembro, a casa Wine&Soul marca presença no Octant Douro. Localizada no Vale do Pinhão, o coração histórico dos vinhos do Porto, A Wine&Soul procura criar vinhos pessoais que estabelecem uma relação com a vida de quem os bebe. A Wine&Soul dá voz à região duriense. A coproprietária e fundadora, Sandra Tavares, será a enóloga a marcar presença no jantar de pairing .