Este hotel em Évora vai deixar os hóspedes fazerem a vindima durante a noite
Organizada pelo Octant Évora, em Nossa Senhora de Machede, a Vindima Noturna acompanha todos os passos do processo.
Habitualmente, as vindimas têm lugar em setembro, quando as uvas já se encontram mais maduras. No entanto, em certos locais, esta prática tem sido antecipada para finais de junho, sendo que algumas herdades e unidades hoteleiras veem isto como uma oportunidade para ensinar as pessoas acerca da colheita. É o caso do Octant Évora, que criou a primeira edição da Vindima Noturna, agendada para 25 de agosto.
Este hotel, localizado em Nossa Senhora de Machede, no coração do Alentejo, associa-se à Herdade da Mainova e procura proporcionar esta experiência local aos seus hóspedes. Com uma duração de cinco horas e meia, o evento “possibilita sentir e participar numa das tradições mais antigas da região e ainda a oportunidade de observar as uvas colhidas a serem processadas e de participar neste processo artesanal”, refere o Octanto Évora.
O programa arranca pelas 22h30, com uma receção aos convidados e welcome drink. Uma hora depois, os visitantes serão preparados com o devido equipamento — coletes refletores, lanternas e tesouras de poda —, sendo logo feito o transporte para a zona de vindima, que começa por volta da meia-noite. O fim da colheita está agendado para a 1 hora, altura em que se começa a ceia com degustação de vinhos Mainova. Pelas duas horas, os hóspedes poderão ver as uvas a serem processadas (ou até participar no processo). O evento tem final marcado para as três horas da madrugada.
O programa pressupõe uma estadia de duas noites, com alojamento, pequeno-almoço e a experiência da vindima noturna. Tudo isto custa 240€ por quarto duplo, por noite.